quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Beleza que salva e destroi.

Berenice de Lara



            No conto de fadas “Branca de Neve”, há um momento crucial e que se resolve em uma frase, quando o caçador está prestes a matá-la, a mando da madrasta. A frase é a seguinte: ...”Branca de Neve era tão bonita que o caçador teve pena dela ...” e a deixa fugir pela floresta, em vez de matá-la. Em seu lugar, mata um javali, retira os pulmões e fígado e leva-os à madrasta, que os come, julgando ser de Branca de Neve.

            Assim é no original da história narrada pelos Irmãos Grimm. Ele não a deixa livre por ser uma criança indefesa, por lealdade ao seu pai, o rei, ou por conflitos de consciência. Ele a deixa livre porque ela é bela.

Embora mais chocante do que a versão resumida a que estamos acostumados a ver no cinema, esta história nos remete a uma questão que não é moderna, como às vezes pensamos. É tão importante assim ser bonita? E quais as conseqüências de uma e outra coisa: ser bela ou não?

            A maneira como a pessoa se vê, se percebe, vai refletir na sua forma de estar no mundo. Uma boa auto estima é algo a que todos temos direito – e isto sim é fundamental, mais do que a beleza – porque vai até mesmo deixar a pessoa mais bonita.

            Aí voltamos ao conto de fadas: a madrasta não tinha feito terapia!

            O conto não diz que ela fosse feia. Pelo contrário, “era a mais bela”, até o desabrochar de Branca de Neve. Era bela ainda, segundo O Espelho, apenas menos do que a juventude da enteada.

            Esses personagens poderiam ser ajudados com algumas essências de cristais, reequilibradoras de nossas energias e emoções, como uma “terapia líquida”.

            Pensando na madrasta que não se conforma com o fato de que envelhecer é do processo da vida, eu faria uma fórmula que tivesse as seguintes essências de cristais:

Quartzo Azul, para ela ficar mais tranqüila com relação à sua idade. A essência ajuda a pessoa a se sentir bela, pelo que é.
F-3 Rejuvenescimento, para realmente trazer um novo viço à pele, ajudando na renovação celular e dando um brilho à alma, que se reflete no corpo.
F-10 – Auto Estima – talvez estivesse se sentindo insegura com relação ao rei, nessa fase de transição para a idade madura. Aliás, a briga oculta na história, devidamente analisada, é pelo amor do rei...
F-5 – Carisma, Sensualidade – um pouco mais de sensualidade pode fazer falta para um relacionamento. Ela poderia se sentir mais atraente...Isto resolvido, poderia parar de se preocupar com o que não é realmente importante.
F-13 – Woman – na menopausa ocorre uma série de modificações no campo hormonal, que as essências podem ajudar a harmonizar. Quem sabe ela tivesse mandado matar a enteada durante uma crise de TPM? Se tomasse esta fórmula, não passaria pelos dissabores desse período, como irritação, inchaço, cólicas, etc..

Para Branca de Neve, seria necessário fortalecê-la. Uma fórmula que seria indicada para ela deveria ter, por exemplo:
Fórmula Branca de Neve – do Kit Contos de Fadas – os dois lados da moeda se completam. Ela poderia entender melhor a problemática acontecendo dentro de casa, digo, do castelo. Talvez inconscientemente, ela estivesse disputando o lugar da rainha perante o pai. Às vezes as enteadas fazem isto...
Pedra da Lua -  sempre que há um conflito entre mãe e filha, esta essência ajuda a clarear as questões, harmonizando a relação. Também trabalha o lado sombra, aquilo que o indivíduo não percebe sobre si mesmo, que pode estar lhe causando dificuldades.

Eu diria que o rei precisaria assumir mais o seu lugar. Me parece um pai bastante ausente. Eu daria Crisocola para ele estar mais presente na relação pai-filha, da maneira correta, Pirita, para enxergar com quem estava lidando e Fuchsita, para colocar limites nas situações com firmeza. Enfim colocar ordem na casa. Afinal, não é o rei?

Da disputa para ver quem é a mais bela, surge uma série de questões que estão por baixo do tema. O trabalho da terapia floral é ajudar a clarear o que estava preso no inconsciente, para que possa ser resolvido.

            Vale sempre lembrar que o conceito de beleza é subjetivo: o que eu acho lindo, pode parecer banal para outro e vice-versa.

Tomar atitudes destrutivas por inveja da beleza pode levar à própria destruição – o que acontece com a rainha no final da história. Melhor seria se ela tivesse tomado a essência de Crisoprásio para superar esse sentimento que faz tão mal. Mas aí, não teria havido a história...


Berenice de Lara – Psicóloga, especialista em Terapia de Família pelo Istituto della Famiglia, Milão-Itália, pós-graduada pela UERJ em Terapia Floral, pesquisadora do sistema Dharma de Essências Vibracionais.

Tels. (14) 3221-0303 / 9171-9898

Nenhum comentário:

Postar um comentário